A Prefeitura de Miracema do Tocantins, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e departamento de Vigilância Sanitária, realizou na manhã desta sexta-feira, 15, mais uma medida de prevenção a Covid-19. Uma grande operação de desinfecção contra a disseminação do coronavírus foi realizada no centro da cidade.
A ação contou com a participação do prefeito Saulo Milhomem, do secretário municipal de Saúde Leal Júnior, vereador Pedro da Farmácia, vereador Branquinho, demais servidores da secretaria e apoio da Polícia Militar. “O município, dentro das suas possibilidades, não poupará esforços para combater da melhor maneira possível esta pandemia e pedimos a colaboração de todos, para que juntos possamos passar por este momento difícil”, frisou o prefeito.
Nesta primeira etapa foram contempladas a Rua 1º de Janeiro, a Praça Derocy Moraes, a Rua 25 de Agosto, o Ponto de Apoio, a Caixa Econômica Federal e a Feira coberta da cidade baixa. Durante o procedimento, ruas, calçadas, fachadas e muros foram pulverizados com água e hipoclorito, a fim de, promover a desinfecção dos espaços públicos.
“O hipoclorito é capaz de eliminar o vírus da Covid-19 nas superfícies das quais o produto é aplicado. Mas, reforçamos que as pessoas precisam continuar com o autocuidado e manter os hábitos de higienização; distanciamento social; só sair se necessário, quando sair usar máscara e uma dica importante é usar tapetes embebidos com hipoclorito ou água sanitária”, orientou o secretário, Leal Junior.  
Para o morador José Alves dos Santos, agropecuarista de 77 anos, a medida é assertiva e necessita da colaboração de todos, “é um dever de cada cidadão fazer a sua parte, o governo não conseguirá resolver sozinho. Todos precisam colaborar e se adaptar a esta nova realidade”, ponderou o morador.
Em breve a Secretaria Municipal de Saúde divulgará o cronograma de desinfecção que contemplará diversos pontos da cidade.  



















Desinfecção da ambulância
Outra solicitação importante atendida, há dias, pela Secretaria Municipal de Saúde, foi o pedido da família do primeiro paciente diagnosticado com Covid-19 do município, para que o transporte do mesmo, de Palmas para Miracema fosse feito pelos servidores da Saúde.
A gestão prontamente atendeu a solicitação e tomou todos os cuidados para que todos os envolvidos pudessem trabalhar com segurança. O paciente passa bem e está em recuperação e isolamento domiciliar.
Após o transporte, a ambulância municipal passou por minuciosa desinfecção.








Por Juliana Carneiro / Fotos: Ronys Rocha
ASCOM Prefeitura de Miracema