10 de jun de 2019

Prefeitura de Tocantínia e a Colônia de Pescadores realizam coleta de lixo nas margens do rio Tocantins

Sempre buscando contribuir  com a preservação do meio ambiente,  a Prefeitura de Tocantínia, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente  e,  em parceria com a Colônia de Pescadores Profissionais Artesanal de Miracema do Tocantins e Tocantínia, realizaram ação de coleta lixo sólido nas margens direita e esquerda do Rio Tocantins, na manhã de quinta-feira (06).

A iniciativa contou também com apoio da Secretaria de Saúde, das escolas da Rede Municipal de Educação e  do Colégio Estadual Batista de Tocantínia.

O secretário  de Meio Ambiente de Tocantínia, Francisco Nardes, destaque ser importante envolver entidades como a Colônia dos Pescadores nessa ação, vez que os pescadores  convivem diariamente com a realidade do rio, de onde  retiram o sustento de suas famílias.

Ainda segundo Nardes, já é visível o aumento da poluição do rio a cada ano que passa, com lixo deixado pelos turistas ou até mesmo pelos moradores da região.

O secretário informou que a participação dos pescadores com seus barcos motorizados facilitou a coleta do lixo ao longo do percurso nas margens onde essa ação aconteceu,  especialmente, naqueles trechos   de costumeira concentração de pessoas.


A presidente da Colônia dos Pescadores,  Maria do Socorro Sousa dos Santos, disse que pela própria iniciativa da classe, a coleta de lixo submerso e das margens do rio acontece todo ano, ressaltando que  os pescadores já tem consciência da importância da preservação e vem ganhando força a cada ano.

Após a coleta, todos os pescadores envolvidos atravessaram o rio Tocantins de balsa,  de Miracema do Tocantins para Tocantínia, onde fizeram uma carreata nas principais ruas da cidade, exibindo a quantidade de lixos retirado do rio. A carreata foi finalizada na Praça  Valperino Gomes de Oliveira, no centro da cidade, onde foi descarregado cerca de  300 quilos de lixo recolhido e que ficou exposto até o final do dia com objetivo de chamar atenção dos moradores sobre a poluição do rio.    













Ascom/Tocantínia
Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

MIRACEMA TV ONLINE

Fechar


 


Galeria de Fotos