24 de jun de 2019

Moradores fogem de cidade após boato de que barragem havia estourado

Moradores fugiram para a zona rural da cidade — Foto: Divulgação
 Mensagens falsas divulgadas pelas redes sociais deixaram os moradores de Tocantínia, na região central do estado, apavorados na noite deste domingo (23). As mensagens falavam que a barragem da Usina Hidrelétrica de Lajeado, no rio Tocantins, havia estourado. Os moradores evacuaram a cidade e fugiram para a zona rural com medo de uma inundação.

"A gente ficou desesperado. Só deu tempo de pegar as crianças, peguei meu filho, chamei alguns vizinhos e fui avisar minha mãe. Foi um tumulto na estrada: crianças pedindo ajuda, gente correndo de a pé, de bicicleta de moto", contou Thayohhana Costa, 24 anos.

A jovem, que trabalha em uma lanchonete, contou que por volta de 23h30 começou uma grande movimentação na cidade. "Eu passei por uma rua de esquina e o carro trancou a rua. Saiu uma senhora da casa e começou a gritar: 'corre, corre que não vai dar tempo'. A gente ficou sem saber o que estava acontecendo, só começou a aparecer gente correndo. Quando passou uma colega e chamou que fui saber o que era."

A empresária Heidy Brito, de 46 anos, passou pela mesma situação. Ela conta que só teve tempo de pegar as duas filhas e arrumar uma carona para sair de casa.

"Só entrei [em casa], peguei minhas filhas e saí. Só deu tempo de sair correndo e deixar tudo para trás. Vi a quantidade de pessoas, crianças, idosos. Todo mundo correndo pela sobrevivência", contou.

Os moradores fugiram para a zona rural da cidade, em uma região de assentamento conhecida como Cascalheira, a cerca de 15 quilômetros de distância.

"A cidade quase toda estava lá. Nós fomos quase os últimos, todo mundo gritando. Eu peguei liguei para um amigo que disse que não houve nada. Depois de uma 1h30 mais ou menos a polícia chegou dizendo que foi fake news e as pessoas poderiam voltar para casa", contou Heidy Brito.

Moradores fugiram para zona rural da cidade — Foto: Divulgação

A Usina

A Usina Hidrelétrica Luiz Eduardo Magalhães fica no rio Tocantins, na cidade de Lajeado, região central do estado. Abaixo do reservatório ficam os municípios de Miracema, com mais de 27 mil habitantes, e Tocantínia, com 7,4 mil moradores.

A Investco, empresa responsável pela UHE Lajeado, informou que todas as recentes informações veiculadas sobre a barragem da UHE Lajeado são fake news. "A Companhia realiza todas as inspeções exigidas pela legislação por meio de empresas independentes, e a usina está operando em total normalidade", diz nota enviada.

O G1 questionou como funciona o sistema de alerta e aguarda resposta.


Fonte: G1 To
Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Fechar


 


Galeria de Fotos