13 de jun de 2016

Revezamento da tocha olímpica passa por Palmas, capital do Tocantins

O índio Ismael Suzawre da Reserva Indígena Xereente de Tocantínia, carregou a tocha olímpica em Palmas

O revezamento da tocha dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro passou pela capital do Tocantins neste sábado (11). A chama chegou a avião à Palmas, pois vários pontos no trecho Região Norte serão deslocados por via aérea devido às grandes distâncias entre as cidades.


A tocha foi conduzida por várias pessoas que fazem o esporte em Tocantins. É o caso do índio Ismael Suzawre Xerente, artilheiro do time de futebol campeão dos Jogos Mundiais Indígenas, no ano passado. Além disso, ele está prestes a se formar em Serviço Social pela Universidade Federal do Tocantins.



"Quero lutar pelos nossos direitos. Ainda somos injustamente discriminados no Brasil. Por isso, é tão importante também estarmos representados no revezamento", disse.



Já Túlio de Oliveira participou do primeiro triatlo realizado no Brasil. Formado em medicina, mudou-se para o então recém-criado Tocantins, em 1988, para trabalhar na profissão e precisou abandonar o esporte. Mas prometeu que, quando fizesse 60 anos de idade, voltaria a participar de uma competição, cumprindo a meta em 2014.



"Amanhã (domingo) mesmo, tenho uma competição. Vou nadar 750m, pedalar 20 e correr cinco quilômetros", contou. 



Neste domingo (12),o revezamento da tocha olímpica vai passar por São Luís, capital do Maranhão.(O Repórter.com)



Revezamento da Tocha Olímpica



Na Praia da Graciosa, ponto final do revezamento em Palmas, aconteceu o Festival Cultural da Tocha Olímpica, com apresentações de quadrilhas juninas, shows de bandas locais e nacionais, além de feiras de gastronomia e artesanato da cidade.



Entre as atrações participaram o grupo: Ponto de Cultura Tambores do Tocantins, as quadrilhas juninas Cafundó do Brejo e Caipiras do Borocoxó, Banda Batalá (DF), Banda Balagandaia, Banda Vassuncê, Marcelo Bahia, Kaka Rios e Banda, Banda Meu Preto (BA) e Wilson Sideral (MG) com Mestre Kuca.


(Fonte:Prefeitura Municipal)


Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Fechar


 


Galeria de Fotos