8 de abr de 2016

Prefeitura de Miracema entrega novos colchões para creches municipais


A remessa de novos colchões que foram adquiridos pela Prefeitura de Miracema do Tocantins e que serão destinados aos Centros Municipais de Educação Infantil- Cemeis, começaram a ser entregues nessa quinta-feira,7, pela prefeita Magda Borba e sua equipe de governo. Os colchões foram comprados com recursos do Tesouro Municipal, e somam um investimento de quase R$ 8 mil.
Está é a segunda vez que a prefeitura de Miracema destina recursos para a aquisição de colchões para os Cemeis Dona Maracaípe, Dona Regina e Dona Isis. Em 2013, início da gestão da Prefeita Magda Borba, todas as unidades de educação infantil também receberam novos colchões e tiveram ainda toda a estrutura dos prédios reformadas.
A prefeita Magda Borba lembrou que a gestão municipal não tem medido esforços para melhorar os serviços prestados à comunidade. “ A educação em todas as suas modalidades é uma de nossas prioridades. Queremos que as crianças estejam bem acolhidas e que os Cemeis sejam ligares humanos de educação. Não podemos esquecer que Miracema já foi alvo do MPE em outras gestões justamente por falta de investimentos nessa área”, lembrou a prefeita.
Um passado de críticas
Em 2011, as creches municipais foram alvo de críticas pelo Ministério Público Estadual que, na época, acionou a Prefeitura por irregularidades nas creches.
Mediante inspeção realizada pela3ª Promotoria de Justiça, foram detectados vários problemas nas creches Dona Maracaípe, Dona Regina e Dona Isis Sardinha, que colocavam em risco a saúde, a integridade física e o bem estar das crianças assistidas pelos Cemeis.
Na época o relatório do Promotor de Justiça Vilmar Ferreira de Oliveira, apontava que as condições físicas e estruturais das creches eram deficitárias, entre elas: portas e janelas danificadas, portões enferrujados, pintura antiga e falta de reboco, instalações elétricas com problemas, salas sem forro, ausência de fossa e muro adequado, chuveiros sem privacidade, insuficiência de colchões, mobiliário e até de funcionários.
Em decisão, o Ministério Público Estadual estabeleceu ao antigo gestor o prazo de 60 dias para adequação das irregularidades apontadas pelo órgão.
Investimentos e uma nova realidade
Em 2013, ao assumir a gestão municipal, a Prefeita Magda Borba, autorizou um investimento de R$ 76 mil para a reestruturação das unidades de educação infantil de Miracema.
Foram quase quatro meses de reforma nos banheiros, acessibilidade, reparos da rede elétrica, lavanderias, depósitos, substituição de vidraças, aquisição de novos bebedouros e colchões, além da mudança administrativa, compra de equipamentos e regularização da merenda escolar para que todos os Centros voltassem as atividades.
O Secretário de Educação, Robson Vila Nova, lembrou do estado das creches em 2013. “Inspecionamos de perto a situação das unidades de ensino e era lamentável como nossos crianças eram tratadas. Os colchões não tinham as mínimas condições físicas e de saúde para utilização. A tomada de decisão era urgente e não medimos esforços para investir recursos na educação da cidade. Hoje, estamos felizes em novamente trazer benefícios para as crianças atendidas nos Cemeis”, comentou Robson.

ASCOM/ PREFEITURA DE MIRACEMA ( Com informações do Ministério Público Estadual)

Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Fechar


 


Galeria de Fotos