26 de abr de 2016

Governo promete curso de formação em agosto


Os aprovados nos concursos da Polícia Civil (PC) e Defesa Social iniciarão a academia de polícia e curso de formação, respectivamente, no mês de agosto. Já os remanescentes do último certame do Corpo de Bombeiros começarão o curso de capacitação nos próximos dias.
O anúncio foi feito pelo secretário de Governo e Articulações Políticas, Lyvio Luciano, juntamente com o Comitê Gestor de Segurança Pública do Estado, ontem durante coletiva, no Palácio Araguaia, em Palmas. No entanto, o comitê não divulgou o cronograma de retomada dos certames.
Os 519 aprovados no concurso da PC, sendo 397 para as vagas disponíveis e 118 para cadastro reserva, realizado em 2014, iniciarão na academia de polícia em quatro meses, assim como os técnicos em defesa social e técnicos socioeducadores aprovados da Defesa Social. Os concursos seguem parado desde dezembro de 2014 e julho de 2015, respectivamente.
A falta de efetivo nas delegacias de polícia, no sistema prisional, na Polícia Militar e também no Corpo de Bombeiros foi assunto de diversas matérias publicadas pelo Jornal do Tocantins. Recentemente, o JTo noticiou que a Justiça havia concedido liminares em duas ações propostas pelo Ministério Público Estadual (MPE) que determinavam a retomada dos concursos e a nomeação de policiais para diversas cidades do Estado.
Defesa Social
Os candidatos aprovados na primeira etapa do concurso da Defesa Social, de nível médio, terão um curso de duração de 360 horas, já os de nível superior, 240 horas. “Nesse momento foi anunciado pelo Comitê Gestor a finalização do concurso, com o curso de formação desses profissionais que vão atuar no sistema penitenciário. Então, a nossa preocupação é quanto à conclusão do concurso”, disse a secretária de Cidadania e Justiça, Gleidy Braga. Porém, não informou quando os aprovados serão chamados para tomar posse.
As provas foram realizadas em dezembro de 2014, mas o resultado final só foi divulgado em junho de 2015. No dia da divulgação do resultado, o governo do Estado alegou falta de orçamento e informou que o curso de formação só aconteceria em 2016. Os aprovados estão realizando atos em frente às secretarias estaduais desde ontem cobrando o andamento do certame.
Bombeiros
Em 2014, 96 novos soldados ingressaram no Corpo de Bombeiros após certame iniciado em 2013. Outros 84 excedentes do cadastro reserva ficaram à espera de uma oportunidade. Esses serão convocados para o curso de formação e atuarão no interior do Estado, provavelmente em Colinas e Araguatins, informou o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Dodsley Yuri Tenório Vargas.
Concursos
■ Polícia Civil
Cargos – 397 vagas e mais 118 para cadastro reserva
Homologação e resultado final – dezembro de 2014
Curso de formação – agosto
Nomeação – sem prazo
■ Defesa Social
Cargos – 1.250
Resultado final – divulgado no dia 17 de julho de 2015. Homologação só ocorrerá depois do curso de formação
Curso de formação – agosto
Nomeação – sem prazo
■ Bombeiros
Cargos – 100 vagas
Resultado final – 96 novos soldados foram admitidos em 2014, atualmente 84 fazem parte do excedente
Curso de capacitação – próximos dias
Nomeação – sem prazo.


Fonte: Jornal do Tocantins
Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

MIRACEMA TV ONLINE

Fechar


 


Galeria de Fotos