11 de mar. de 2016

Prefeita de Miracema distribui kits e reforça combate a endemias no município


"Miracema é o único município do Estado que recebeu Classificação Ouro no combate a Leishmaniose"
As ações de combate à dengue, chinkungunya, e zika transmitidas pelo Aedes Aegypti e também a Leishmaniose que acomete cães e seres humanos por meio da picada do Mosquito Palha foram reforçadas em Miracema do Tocantins. A prefeitura adquiriu, nesta semana, por meio de recursos do Ministério da Saúde e contrapartida do Tesouro Municipal, uma serie de materiais que foram distribuídos para os agentes de controle e combate as endemias.
No total, foram 35 kits de equipamentos de trabalho diário contendo bolsa de lona, prancheta, lápis, caneta, lanterna de led e folders educativos com informações sobre as doenças e os cuidados que todo cidadão deve realizar rotineiramente. Além disto, todos os profissionais responsáveis pelo controle dos vetores vão receber uniformes completos sendo dois pares de botas, duas calças, duas camisetas e luvas para aplicação de larvicidas.
A Secretaria de Saúde ainda informou que o grupo de borrifação foi equipado com mais quatro kits para aplicação de inseticida compostos por macacão, gorro, avental impermeável, e todas as bicicletas utilizadas pelos agentes na realização do trabalho com a comunidade receberam manutenção.
Mais investimentos
Para reforçar ainda mais as ações de vigilância em saúde uma motocicleta 0km foi adquirida por meio de convênio firmado entre a Prefeitura de Miracema e a Secretaria Estadual de Saúde. O veículo que custou R$ 8.500 será utilizado na área urbana e rural do município.
A enfermeira Lourdes Dourado, representando no ato da entrega dos matérias a Secretaria Municipal de Saúde, comentou que os equipamentos e o veículo vão potencializar o trabalho realizado em Miracema que é considerado de excelência. “ A confirmação do nosso trabalho veio por meio do recebimento da Classificação Ouro. Miracema é o único município do Estado que conseguiu zerar os casos de Leishmaniose em humanos e por isto recebemos a menção de honra do Governo do Tocantins”, destacou.
A prefeita Magda Borba também frisou a alegria em entregar os equipamentos para os profissionais e assim reforçar o empenho com a saúde de Miracema. “ Os investimentos vão trazer mais segurança para nosso povo e a conquista da Classificação Ouro só revela todo nosso empenho para manter uma saúde de qualidade em nosso município”, reforçou a Prefeita.
Classificação Ouro
O certificado entregue pela Secretaria de Estado da Saúde reconhece todas as ações e os benefícios levados até a comunidade de Miracema por meio do controle e combate as endemias desenvolvido pela Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Saúde, nos últimos três anos.
Para as ações relacionadas a Leishmaniose Visceral- Calazar, a Coordenação de Controle e Combate a Endemias cumpriu todas as metas propostas, obtendo avaliação máxima nos quesitos. Com o intenso trabalho, Miracema do Tocantins conseguiu zerar a ocorrência de óbitos ocasionado por este agravo.
Ainda segundo informações da Semus, para receber a menção de honra, Miracema do Tocantins precisaria alcançar nota máxima nos quesitos investigação e encerramento de casos notificados, que foram plenamente conquistados pela gestão municipal. É ainda observado pela Sesau se todos os pacientes notificados receberam a atenção integral desde a notificação até o encerramento do caso.
Números Positivos
Miracema do Tocantins conseguiu realizar inquérito sorológico canino alcançando o total de 91% dos cães examinados no decorrer do ano de 2015. Com isto, as equipes envolvidas poderão mapear áreas de risco e intensificar as estratégias de prevenção e promoção da saúde nos locais identificados.
Com o trabalho preventivo, os casos da doença diminuíram consideravelmente no Município de Miracema do Tocantins. Em 2013 foram registrados oito casos da doença. Em 2014 o número cai e quatro casos foram identificados. Já em 2015, Miracema do Tocantins não registrou casos de Leishmaniose Visceral.
“ A redução é de 100%, e o município está livre da existência em casos humanos. Este resultado mostra nossa capacidade e como uma gestão organizada é capaz de promover a saúde da cidade com responsabilidade e resultados”, destacou Thiago Sabino, Coordenador de Endemias municipal.

ASCOM/ PREFEITURA DE MIRACEMA DO TO

Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

MIRACEMA TV ONLINE

Fechar


 


Galeria de Fotos