15 de fev de 2016

Cerca de 600 imóveis foram vistoriados durante ação de combate ao Aedes Aegypti em Miracema


Em Miracema do Tocantins, a manhã deste sábado,13, foi de vistoria aos imóveis e recolhimento do lixo urbano. A mobilização encabeçada pela Prefeitura de Miracema e o Governo do Estado contou com a colaboração de 63 profissionais entre agentes de saúde e de combate a endemias, Defesa Civil e Polícia Militar.
De acordo com o balanço divulgado pela Secretaria municipal de Saúde, cerca de 600 imóveis foram vistoriados, ao longo de 30 quarteirões, compreendidos entre o setor Santos Dumont e centro. Deste número, 70 estavam positivos para focos do mosquito que foram destruídos e tratados. Além disto, quase duas toneladas de lixo foram retirados dos bairros. Durante a ação, as equipes distribuíram mil sacos de lixo, e entregaram mais de dois mil panfletos educativos.
O Coordenador de Controle e Combate a Endemias, Thiago Oliveira Sabino de Lima, destacou que a mobilização foi considerada um sucesso já que os criadouros foram destruídos e os agentes puderam dialogar com os moradores repassando orientações.
“ Apenas 80 imóveis estavam fechados, mas nossa equipe vai retornar ao local para a vistoria. Hoje, estamos felizes por contar com a ajuda de nossa comunidade e ainda do Governo do Estado nesta ação que é nacional. Precisamos acabar de vez com a proliferação deste terrível vetor de doenças”, reforçou.
A prefeita Magda Borba também acompanhou a mobilização e ressaltou a importância da união de forças.
“A gestão municipal está comprometida e contamos ainda com o apoio da Defesa Civil Estadual, e de toda a nossa comunidade que aderiu ao movimento e colaborou efetivamente com a ação”.
O dia 13 de fevereiro fica marcado na história como o pontapé crucial para a conscientização de toda a sociedade sobre a urgente necessidade de eliminação dos criadouros do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e o zika.
Carro fumacê

Para intensificar as ações um carro fumacê vai pulverizar alguns bairros de Miracema. Os locais foram apontados de acordo com o mapeamento dos casos da dengue, ou seja, o índice de infestação predial obtido através do LIRA (Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti) e à positividade das armadilhas de oviposição das fêmeas do vetor.

De acordo com o cronograma da Semus, o carro vai percorrer a cidade a partir das cinco da manhã e também as 17 horas, horários classificados como de atividade do mosquito. Ao todo serão três ciclos de pulverização.
Bairros preferenciais
Santos Dumont, Correntinho, Rodoviário, Aeroporto, Santa Filomena, Brasil, Saltinho, Flamboyant, Flamboyant I, Sussuapara, Universitário.


ASCOM/ PREFEITURA DE MIRACEMA DO TO

Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Fechar


 


Galeria de Fotos