28 de jan. de 2016

Três cidades abaixo de UHE em alerta

Rio Tocantins fica acima do nível normal em Tocantinópolis

As três cidades localizadas abaixo da Usina Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães, em Lajeado, a 55 km de Palmas, estão em alerta devido à alta no Rio Tocantins e a necessidade de abertura das comportas da usina. Segundo a Defesa Civil Estadual, não há registro de desabrigados.
O boletim da Defesa Civil divulgado ontem informa que a UHE opera com vazão de alerta de quatro mil metros cúbicos por segundo, mas ontem estava com a vazão de cerca de sete mil metros cúbicos. Diante disso, a usina abriu as comportas para manter o nível normal do reservatório. As comunidades ribeirinhas de Lajeado, Miracema e Tocantínia devem ficar em alerta. “O volume do rio está alto. O ideal é que se mantenham afastados das margens e leitos. Mas, se for necessário adentrar ao rio, que se faça com as devidas precauções”, informou o major Diógenes Madeira, secretário-executivo da Defesa Civil.
Tocantinópolis
Em Tocantinópolis, Extremo Norte do Estado, o nível do Rio Tocantins está cinco metros acima do normal no trecho que passa pelo município. O major explicou que a parte baixa da cidade está alagada, mas que nenhum morador está em risco.
Já a UHE Peixe Angical, no município de Peixe, no Sul do Estado, teve redução em sua vazão, que chegou a oito mil metros cúbicos por segundo nos dias 22 e 23 de janeiro, ocasionando a necessidade de abertura das comportas. Ontem, conforme o boletim, a vazão estava abaixo de três mil metros cúbicos. A vazão de alerta normal é de cinco mil metros cúbicos por segundo, acima disso há a necessidade de abertura das comportas.


Fonte: Jornal do Tocantins


Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

MIRACEMA TV ONLINE

Fechar


 


Galeria de Fotos