25 de jan. de 2016

Rio Tocantins sobe cinco metros acima no nível e causa transtornos e preocupação


Há quinze dias o nível das águas do Rio Tocantins estava muito baixo o que causou preocupação a muitas pessoas, agora a história é diferente com cinco metros acima já traz vários preocupação e transtornos aos ribeirinhos.

Em Miracema as águas já adentraram o Manos Bar e Restaurante Beira Rio tomando parcialmente as duas dependências conforme foto. O senhor João Macenas que estava no momento da nossa reportagem disse: “há muitos anos não via este rio assim, é bonito ver tanta água, mas é preocupante”.

Em Tocantínia, o Senhor Pedro que tem um ponto comercial denominado cerradinho foi surpreendido com as águas e parte do seu comercio desabou, e ele tá esperando que as águas baixem o mais breve possível para reativa-lo : “Foi de repente, mas agora percebo que as águas já estão baixando, o pior já passou, eu acredito”.

O rio Tocantins é um importante rio brasileiro. Sua nascente fica no estado de Goiás, na divisa entre os municípios de Ouro Verde de Goiás e Petrolina de Goiás. A foz do rio fica no litoral do estado do Pará, no Golfão Amazônico (próximo a cidade de Belém).

Informações:

-O rio Tocantins atravessa o território de quatro estados: Goiás, Tocantins, Pará e Maranhão.

- Seus principais afluentes são: rio das Almas, rio Cana Brava, Rio Santa Clara, rio dos Patos, rio Uru, rio Tocantinzinho, rio Sono, rio Cacau, rio Mupi e rio Barra Grande.

- Possui o comprimento de 2.416 quilômetros. A vazão média deste rio é de 13.600 m³/s. A área de sua bacia é de, aproximadamente, 803.200 km².

- É um rio muito usado para navegação fluvial, principalmente na época das cheias, entre as cidades de Belém (Pará) e Lajeado (Tocantins).



Por: Antonio Luiz

Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

MIRACEMA TV ONLINE

Fechar


 


Galeria de Fotos