25 de jan de 2016

Miranorte entra na lista dos poucos municípios do Estado que oferecem o SIM – Serviço de Inspeção Municipal


A Prefeitura de Miranorte regulamentou o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), que torna obrigatório o cadastro dos produtos de origem animal e vegetal destinados ao consumo humano e que são comercializados dentro do município.  O Serviço de inspeção municipal tem por finalidade a fiscalização industrial e sanitária dos produtos de origem animal, vegetal e produtos artesanais. Posteriormente a mesma foi regulamentada através do Decreto N°3251/2014.
O Frigorífico Uchôa, é a primeira empresa a solicitar o selo através de requerimento. Com isso, foram feitas correções estruturais, aquisição de equipamentos especializados para está atividade.
O Servidor Antônio Coelho dos Santos participou de uma capacitação para atuar como auxiliar de inspeção. O Treinamento aconteceu em um frigorifico com inspeção Federal em Paraíso do Tocantins.
Com isso, toda carne bovina abatida no Frigorífico Uchôa em Miranorte está sendo devidamente inspecionada através do técnico, recebendo assim o carimbo do SIM.
Com a criação do serviço de inspeção, os produtores rurais e agroindustriais poderão solicitar o selo através de requerimento próprio, deverá cumprir as especificações descritas em regulamento próprio para cujo produto deseja trabalhar. Especificações estas que vão desde a estrutura física do local de manipulação dos produtos, processamento e maquinários específicos.
Miranorte entra na lista dos poucos municípios do Estado que oferecem esse tipo de serviço a sua população. Segundo informações da Secretaria Estadual de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária do Tocantins, dos 139 municípios do Estado, somente 75 criaram a Lei do SIM e destes apenas 34 implantaram efetivamente o serviço de inspeção municipal.
Com a criação do SIM, os produtores terão mais facilidade para comercializar seus produtores, inclusive estão aptos a vender sua produção ao Programa Compra Direta, importante programa em que as entidades públicas compram diretamente do produtor.
O Serviço de inspeção funciona vinculado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico.






Ascom: Prefeitura de Miranorte
Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Fechar


 


Galeria de Fotos